Um dos segredos

"Um dos segredos é ir ter com as pessoas"
Ana Pago
em DN Media, hoje
O crescimento de jornais gratuitos assume já a proporção de boom, somando publicações nos quatro cantos do mundo e desferindo um rude golpe na imprensa tradicional. Os dois novos diários lançados pela Dinamarca no início da semana - Dato e 24timer - vieram engrossar a lista, aumentando para seis a "família" escandinava (que contava com o MetroXpress, o Morgen Centrum, o Urban e o Soendagsavisen). Tiago Bugarin, director-geral do Metro Portugal, explica este êxito com "a própria gratuitidade e o facto de serem os jornais a ir ter com as pessoas", a fomentar a proximidade."De acordo com a realidade portuguesa, o que fazemos é essencialmente estudar os movimentos pendulares para perceber os grandes fluxos e entregar o Metro logo de manhã", revela ao DN o responsável pela versão nacional de um conceito além-fronteiras. Sem esconder que "o objectivo primordial de fidelizar audiências passa por ser uma alternativa de referência à imprensa diária global. Gratuita e paga."
De traços concisos e actuais, a apostar em notícias breves e de fácil leitura, os gratuitos surgiram na Escandinávia no início da década de 90, instaurando um modelo que pegou. Desde então já conquistaram 29 países e uma distribuição diária de 21 milhões de exemplares: o filão revelou-se inesgotável. "O que os leitores procuram hoje é sobretudo um jornal prático, sem custos, que possam ler a caminho do trabalho", resume Tiago Bugarin. Considerando que "um dos segredos consiste também em saber ir ter com as pessoas".
Gratuitos no mundo
O grupo sueco Metro International registou um dos maiores crescimentos mundiais ao somar 27 edições em 14 idiomas e 16 países. Entre eles, a Espanha, que dispõe ainda do 20 Minutos, Qué!, Metro Directo, Más e o recente ADN (além de vários desportivos), e Portugal, a contar com o Destak, o Jornal da Região, o Saúde Semanári o e o Mundo Universitário.
Em Inglaterra, o magnata Rupert Murdoch criou o The London Paper, a desafiar títulos como o Metro, o London Evening Standard ou o London Lite. França lê o Metro, 20 Minutos e Marseille Plus, mas também La Terrasse, Sport, Newzy, Té-léVision e Femme en Ville. Os EUA dão cartas com o Express Washington Post, San Francisco Examiner, amNewYork, Metro, 20 Minutes e AM Journal Express.
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